Sobremesas. Adoro fazer sobremesas! De uma maneira geral, a cozinha é uma paixão que me acompanha desde sempre e gosto muito de experimentar receitas novas, novos sabores, novas texturas, tanto em pratos doces como em salgados. Quando estou na cozinha, parece que não existe nada a minha volta e nem dou pelo tempo passar. É onde me sinto feliz e plena.
São estas pequenas coisas que nos deixam felizes e que felizmente são grátis! Além disso vamos aproveitar os dias que vão começar a ficar mais longos e luminosos, vamos abrir a janelas e deixar entrar o sol nas nossas casa, e ouvir o chilrear dos pássaros.
Sentir o cheiro característico da estação, das flores e da praia ou campo.
A pensar nesta estação, preparei uma sobremesa mais fresca e com sabores que adoro. Uma tarte que junta a frescura e à acidez do limão. A cremosidade do recheio combina perfeitamente com a base crocante e um merengue suíço, doce com textura de uma nuvem.
Uma sobremesa simples, mas muito maravilhosa.
Experimentem fazer está tarte deliciosa porque vale muito a pena!
Tarte de limão merengada
Ingredientes
Base da massa
300 gr de farinha s/fermento T55
60 gr de açúcar
1/2 c cha de sal
180 gr de manteiga s/sal fria cortada em cubos
1 ovo
1 c sopa de água fria
Creme de limão
500 ml de leite
190 gr de açúcar
60 gr de farinha maizena (amido de milho)
200 ml de sumo de limão
4 gemas L
50 gr de manteiga
Merengue
4 claras L
300 gr de açúcar
1 c.cha de sumo de limão (opcional)
Preparação
Massa
Coloque a farinha, o ovo e metade da manteiga num processador de alimentos. Processe por uns segundos. Junte o açúcar e o sal, volte a processar. Adicione a restante manteiga e processe novamente. Por fim, com o processador em andamento, junte a agua. Retire a massa para a bancada e forme uma bola. Forme um disco, envolva em película aderente e leve ao frigorifico por 1 hora.
Unte uma tarteira de 24 cm com manteiga. Reserve. Retire a massa do frio e abra em forma de um circulo com ajuda de um rolo. Com ajuda do rolo, transporte a massa para a tarteira e forre-a. Pique o fundo com um garfo e reserve no frigorifico enquanto prepara o recheio.
Creme de limão
Aqueça o leite. Assim que começar a ferver, retire do lume.
Numa taça, misture as gemas com o açúcar e a farinha maizena. Junte o sumo de limão e as raspas. Misture.
Verta o leite quente, pouco a pouco, sem parar de mexer com uma vara de arames. Volte a colocar tudo na panela e leve ao lume até engrossar, mexendo sempre vigorosamente com uma vara de arames.
Desligue o lume e junte a manteiga. Misture ate estar completamente derretida.
Verta para um recipiente, tape com película aderente (a película devera estar em contacto com o creme para evitar que se forme uma crosta) e deixe arrefecer a temperatura ambiente.
Retire a tarteira do frigorifico. Cubra a massa com papel vegetal e sobreponha feijões secos. Leve a base ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 minutos. Retire os feijões e o papel vegetal, e leve novamente ao forno a 180ºC por 10 minutos ou até que fique dourada a gosto. Deixe arrefecer a temperatura ambiente. Disponha o creme sobre a base e leve ao frio, enquanto prepara o merengue.
Merengue
Coloque as claras e o açúcar numa taça de vidro, e coloque em banho Maria, mexendo sempre até o açúcar derreter completamente (teste um pouco entre os dedos, até não sentir os cristais de açúcar.
Bata as claras e o açúcar por 5 minutos na velocidade media. Junte o sumo de limão e bata mais cerca de 8 minutos, até obter um merengue branco, fofo e brilhante.
Decore a tarte com o merengue e, usando um maçarico, queime-o ligeiramente. Está tarte também pode se feita sem merengue, fica deliciosa a mesma. Leve ao frio por umas horas.
Sirva e delicie-se!