segunda-feira, 28 de março de 2022

𝑻𝒂𝒓𝒕𝒆 𝒅𝒆 𝒍𝒊𝒎ã𝒐 𝒎𝒆𝒓𝒆𝒏𝒈𝒂𝒅𝒂

 Sobremesas. Adoro fazer sobremesas! De uma maneira geral, a cozinha é uma paixão que me acompanha desde sempre e gosto muito de experimentar receitas novas, novos sabores, novas texturas, tanto em pratos doces como em salgados. Quando estou na cozinha, parece que não existe nada a minha volta e nem dou pelo tempo passar. É onde me sinto feliz e plena.

São estas pequenas coisas que nos deixam felizes e que felizmente são grátis! Além disso vamos aproveitar os dias que vão começar a ficar mais longos e luminosos, vamos abrir a janelas e deixar entrar o sol nas nossas casa, e ouvir o chilrear dos pássaros.

Sentir o cheiro característico da estação, das flores e da praia ou campo. 

A pensar nesta estação, preparei uma sobremesa mais fresca e com sabores que adoro. Uma tarte que junta a frescura e à acidez do limão. A cremosidade do recheio combina perfeitamente com a base crocante e um merengue suíço, doce com textura de uma nuvem.

Uma sobremesa simples, mas muito maravilhosa.

Experimentem fazer está tarte deliciosa porque vale muito a pena!

Tarte de limão merengada

Ingredientes

Base da massa

300 gr de farinha s/fermento T55

60 gr de açúcar

1/2 c cha de sal

180 gr de manteiga s/sal fria cortada em cubos

1 ovo

1 c sopa de água fria

Creme de limão

500 ml de leite

190 gr de açúcar

60 gr de farinha maizena (amido de milho)

200 ml de sumo de limão

4 gemas L

50 gr de manteiga

Merengue

4 claras L

300 gr de açúcar

1 c.cha de sumo de limão (opcional)

Preparação

Massa

Coloque a farinha, o ovo e metade da manteiga num processador de alimentos. Processe por uns segundos. Junte o açúcar e o sal, volte a processar. Adicione a restante manteiga e processe novamente. Por fim, com o processador em andamento, junte a agua. Retire a massa para a bancada e forme uma bola. Forme um disco, envolva em película aderente e leve ao frigorifico por 1 hora.

Unte uma tarteira de 24 cm com manteiga. Reserve. Retire a massa do frio e abra em forma de um circulo com ajuda de um rolo. Com ajuda do rolo, transporte a massa para a tarteira e forre-a. Pique o fundo com um garfo e reserve no frigorifico enquanto prepara o recheio.

Creme de limão

Aqueça o leite. Assim que começar a ferver, retire do lume.

Numa taça, misture as gemas com o açúcar e a farinha maizena. Junte o sumo de limão e as raspas. Misture.

Verta o leite quente, pouco a pouco, sem parar de mexer com uma vara de arames. Volte a  colocar tudo na panela e leve ao lume  até engrossar, mexendo sempre vigorosamente com uma vara de arames.

Desligue o lume e junte a manteiga. Misture ate estar completamente derretida.

Verta para um recipiente, tape com película aderente (a película devera estar em contacto com o creme para evitar que se forme uma crosta) e deixe arrefecer a temperatura ambiente.

Retire a tarteira do frigorifico. Cubra a massa com papel vegetal e sobreponha feijões secos. Leve  a base ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 minutos. Retire os feijões e o papel vegetal, e leve novamente ao forno a 180ºC por 10 minutos ou até que fique dourada a gosto. Deixe arrefecer a temperatura ambiente. Disponha o creme sobre a base e leve ao frio, enquanto prepara o merengue.

Merengue

Coloque as claras e o açúcar numa taça de vidro, e coloque em banho Maria, mexendo sempre até o açúcar derreter completamente (teste um pouco entre os dedos, até não sentir os cristais de açúcar.

Bata as claras e o açúcar por 5 minutos na velocidade media. Junte o sumo de limão e bata mais cerca de 8 minutos, até obter um merengue branco, fofo e brilhante.

Decore a tarte com o merengue e, usando um maçarico, queime-o ligeiramente. Está tarte também pode se feita sem merengue, fica deliciosa a mesma. Leve ao frio por umas horas.

Sirva e delicie-se!


domingo, 20 de março de 2022

𝑩𝒐𝒍𝒐 𝒆𝒏𝒒𝒖𝒆𝒊𝒋𝒂𝒅𝒐 𝒅𝒆 𝒎𝒂çã 𝒆 𝒂𝒎ê𝒏𝒅𝒐𝒂

Finalmente chegou a primavera! Adoro esta estação do ano, com a sua luz, as temperaturas amenas e os tons coloridos que se espalham pelos campos e jardins. Tem tando de linda como de inspiradora. Os raios de sol vão espreitando lá fora e têm o dom de nos deixar mais felizes.

Queremos sair de casa, estar em contacto com a natureza, cheirar os aromas vindos do ar e ouvir o chilrear dos pássaros. Passear pelos campos a fora ou simplesmente dar uma caminhada a beira mar. És tão linda, primavera!

Na cozinha fervilham-se ideias de receitas que queremos experimentar e cuja a inspiração vem de toda a parte. 

E como a inspiração estava em alta, resolvi prepara este bolo enqueijado de maça com amêndoas. É uma receita tão simples, mas tão boa.

É um bolo delicioso, ligeiro, cremoso, com muita maça, e pouca massa, sim, um doce que podemos comer sem culpa. Tem pouco açucar, pouquíssima manteiga, pouca farinha e muita fruta fresca. Uma autêntica maravilha.

Gostaram? Então embora para a cozinha e vão preparar esta delicia. Cá eu vou ali desfrutar do meu.

Bom domingo!

Ingredientes

900 gr de maça s/pele e fatiada

Raspa e sumo de 1 limão

150 ml de leite

40 gr de manteiga + extra para acabamento

3 ovos L

75 gr de açúcar + extra para polvilhar

1 c chá de baunilha

100 gr de farinha s/fermento t55

1 pitada de sal

1 c sopa de fermento em pó

Amêndoa laminada q.b

Preparação

Pré-aqueça o forno a 170ºC. Unte com manteiga e forre com papel vegetal uma forma amovível com cerca de 20 cm de diâmetro. Reserve.

Leve a manteiga com o leite ao lume até a manteiga derreter. Deixe arrefecer.

Entretanto, descasque, retire os caroços e corte em fatias finas com ajuda de uma mandolina ou uma faca. Coloque-as numa taça com o sumo e a raspa de limão. Misture delicadamente.

Numa taça misture a farinha peneirada com o fermento em pó e o sal. Reserve.

Bata os ovos juntamente com o açúcar e a baunilha, até obter um creme espumoso.

Adicione o leite e a manteiga. Misture.

Junte a mistura de farinha e envolva. Verta a massa sobre as maças e envolva delicadamente.

Verta o preparado na forma reservada e alise. Polvilhe com açúcar, coloque as amêndoas laminadas e alguns pedacinhos de manteiga por cima.

Leve ao forno por 1 hora aproximadamente. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.

Retire o bolo do forno e deixe arrefecer completamente antes de desenformar. Desenforme e polvilhe açúcar em pó se assim o desejar.

Bom apetite!



domingo, 13 de março de 2022

𝑳𝒂𝒏𝒄𝒉𝒆𝒔

 Há receitas que experimentamos pela primeira vez, e ao provar temos a certeza que as vamos voltar a repetir. Muitas e muitas vezes. E entram nas nossas vidas e ficam nos nossos cadernos de receitas.

Vão a continuar a ser feitas e amassadas com amor, e servidas e partilhadas com a familia  e amigos.

Gosto dessas receitas, do voltar a fazer algo familiar, do escrever a receita numa folha e entregar a que ma pede, da sensação de que fazem parte da nossa história.

Algumas dessas receitas já partilhei aqui, e dizem-me muito. 

Hoje partilho mais uma dessas receitas que me deixa de coração cheio. Pode parecer uma simples receita, mas para mim não!

Espero que a confecionem, gostem e partilhem!

Só um a parte, os miúdos adoram e é ótimo para eles levarem de lanche para a escola.

Tenham um dia muito feliz!!

Ingredientes

250 ml de leite morno

16 gr de fermento de padeiro seco

2 ovos

50 gr de açúcar

60 gr de manteiga s/sal

550 gr de farinha de trigo s/fermento

1/4 c cha de sal

1 ovo e 1 c sopa de leite para pincelar

Recheio

250 gr de fiambre em fatias (usei de peru)

250 gr de queijo em fatias (usei flamengo)

150 gr de paio do lombo em fatias (opcional)

Preparação

Dissolva o fermento no leite morno. Reserve.

Na taça da batedeira (pode amassar a mão) coloque a farinha e o açúcar. Incorpore o gancho de amassar e ligue a batedeira numa velocidade baixa.

Aos poucos vá adicionando a mistura de leite com fermento, os ovos, manteiga derretida e o sal.

Trabalhe a massa com o gancho até obter uma massa de consistência elástica e homogénea. Se necessário adicione mais um pouco de farinha (não usei).

Forme uma bola, coloque numa taça e tape com película aderente ou um pano. Deixe levedar num local seco e longe de correntes de ar, cerca de 2 horas ou até dobrar de volume.

Transfira a massa para a bancada enfarinhada e forme um rectângulo com ajuda de um rolo de cozinha.

Coloque o paio, fiambre e queijo no centro da massa e feche com um envelope. Corte de tamanha a gosto.

Transfira os lanches para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Cubra-os com um pano e deixe descansar por 30 minutos.

Misture o ovo com o leite e pincele.

Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 30 minutos.

Retire-os para uma grelha e deixe arrefecer completamente, se conseguir resistir a esta delicia.

Bom apetite!

domingo, 6 de março de 2022

𝑩𝒐𝒍𝒐 𝒅𝒆 𝒊𝒐𝒈𝒖𝒓𝒕𝒆

 Um bolo simples pode ter muito significado, ou ser apenas uma diversão num domingo, mais frio, e que pede o calor do forno e um docinho para alegrar o lanche e a quem vier a nossa casa.

É mesmo um prazer escolher a receita, preparar os ingredientes e a massa, ligar o forno, sentir o cheiro que se espalha da cozinha até outras divisões, e que nos avisa que está quase pronto a sair.

Gosto mesmo muito de fazer bolos ou bolinhos. O que seria de mim sem eles? Pois neles consigo transmitir a doçura  e afetos que o envolvem , que partilho com quem vem ao meu encontro.

Quem é que resiste a uma bela fatia de bolo com uma chávena de chá quente?! Cá eu não digo que não, e se for simples e aconchegante ainda melhor!

Para alegrar o meu dia e o vosso, deixo-vos a receita deste bolo simples de iogurte, que faz as delicias daqui de casa. E tenho a certeza que na vossa também.

Ingredientes:

2 ovos L

180 gr de açúcar

2 iogurtes de morango ou naturais (125gr cada)

120 ml de oleo

120 ml de leite

300 gr de farinha de trigo s/fermento

1 c sopa de fermento em pó

Preparação

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma de bolo ou, em alternativa, utilize spray desmoldante. Reserve.

Numa taça misture a farinha peneirada com o fermento em pó. Reserve.

Bata os ovos juntamente com o açúcar, até obter um creme fofo e esbranquiçado.

Adicione o iogurte e o óleo e bata em velocidade baixa mais um pouco até a massa ficar homogénea.

Junte aos poucos a mistura de farinha, alternando com o leite e envolva com uma espátula sem bater.

Verta a massa na forma reservada e leve ao forno por 40 a 50 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.

Retire o bolo do forno e deixe arrefecer por 10 minutos. Desenforme e, quando estiver frio, polvilhe açúcar em pó se assim o desejar.

Bom apetite!

Bolo de Maça, Canela e Nozes

 Das frutas outonais a maçã é com certeza aquela que mais se destaca, talvez por agradar, em termos de sabor, à maioria das pessoas e também...