Mesmo que só tenha o domingo livre, tento sempre aproveita-lo ao máximo, quase parecendo roubar horas em meu proveito. E já é certo e sabido que ao domingo é dia de docinho. Um ritual que já não dispenso.
O seleccionar uma receita que me prendeu a atenção num certo livro, instagram ou youtube, o preparar dos ingredientes, o envolver da massa, as mãos engorduradas de manteiga, o espreitaf e ver tomar forma a torta ou bolo, o cheiro que se liberta do forno e contagia as divisões da casa, deixam-me feliz.
Gosto mesmo muito de torta de cenoura, com laranja e chocolate. Perfeita para saborear com uma chavena de chá ou uma limonada. Perfeita para o lanche.
Quem aceita uma fatia?!
Torta de cenoura
Ingredientes
Massa
500 gr de cenoura cozida
200 gr de açúcar
6 ovos
100 gr de farinha de trigo t55
1 c chá de fermento em pó
raspa e sumo de 1 laranja
Côco ralado q.b para polvilhar
Recheio
80 gr de chocolate negro 70%
150 ml de natas
Preparação
Comece por cozer a cenoura em água abundante com um pau de canela e sal. Escorra a água e passe com a varinha mágica. Reserve até arrefecer.
Coloque as natas num recipiente de vidro e aqueça bem no microondas. Verta as natas por cima do chocolate bem picadinho e deixe repousar por 2 a 3 minutos. Mexa com uma espátula até obter uma ganache lisa e brilhante.
Ligue o forno a 180ºC.
Unte um tabuleiro de forno com manteiga, coloque uma folha de papel vegetal de modo a forrar completamente e unte a folha de papel vegetal com manteiga.
Retire a casca da laranja e de seguida, retire-lhe o sumo.
Bata os ovos com o açúcar e a raspa de laranja por 5 minutos, até ficarem esbranquiçados e com o dobro do volume.
Com ajuda de uma espátula envolva o puré de cenoura e o sumo da laranja.
Misture com delicadeza em duas adições a farinha peneirada e o fermento. Envolva suavemente, de maneira que a farinha fique toda incorporada.
Verta a massa para o tabuleiro e leve a cozer no forno durante 15 a 20 minutos, até a massa ficar dourada.
Desenforme para cima de um pano limpo polvilhado com açúcar. Remova cuidadosamente o papel vegetal e recheie com o chocolate reservado. Enrole de imediato em forma de torta, com ajuda do pano e deixe arrefecer (ao ser enrolada quente a torta não vai rachar).
Sirva polvilhada com côco ralado!
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário