domingo, 27 de fevereiro de 2022

𝑭𝒍𝒂𝒏 đ‘·Ăąđ’•đ’Šđ’”đ’”đ’Šđ’†đ’“

Por vezes tendemos a olhar para algumas coisas e a julgå-las de forma errada. Tornando-as mais complicadas do que realmente são. Desvalorizamos-nos logo à partida achando que nunca vamos conseguir atingir determinado objectivo ou que não vamos conseguir acabar aquele trabalho a tempo. Na cozinha não é diferente, quantos de nós jå vimos determinada receita numa revista, livro ou até mesmo no youtube, que ficamos ali a suspirar, desejando ter aquela sobremesa à nossa frente, mas logo do minuto seguinte desistimos de a fazer porque achamos que é demasiado complicada ou exige demasiadas técnicas que não dominamos.

Foi o que aconteceu quando vi este Flan patisserie, no youtube e em alguns blogues franceses. Olhei para esta sobremesa requintada e pensei que era coisa para dar algum trabalho e levar algum tempo a ficar pronta. Estava redondamente enganada, pois após ter lido os ingredientes e a preparação da receita, e ter pesquisado um pouco mais sobre a sobremesa de origem francesa, acabei por achar que até seria fåcil e que se destacaria pela sua elegùncia.

É uma receita que resulta em uma crosta crocante (podem substituir por massa quebrada de compra) recheada com creme de pasteleiro que se completam. É um flan, quase tipo pudim, aromatizado com baunilha. A confecção original Ă© feita com vagem de baunilha e suas sementes, mas como nĂŁo tinha, adaptei para ingredientes que tinha em casa.

Mesmo com esta adaptação, nĂŁo ficou nada atras do original garanto. Por isso, se ficaram com com ĂĄgua na boca, atrevam-se a fazĂȘ-la. Pois Ă© uma sobremesa que vai ser difĂ­cil parar de comer!


Ingredientes massa

300 gr de farinha de trigo sem fermento

60 gr de açĂșcar

1 pitada de sal

1 ovo L

100 gr de manteiga sem sal aos cubos

10 ml de vinagre de maça

20 ml de ĂĄgua gelada

Recheio

800 ml de leite

200 ml de natas

4 ovos L

160 gr de açĂșcar

16 gr de açĂșcar baunilhado

90 gr de amido de milho (maizena)

1 c cha de aroma de baunilha

Preparação da massa

Coloque a farinha, o ovo e metade da manteiga num processador de alimentos. Processe por uns segundos. Junte o açĂșcar e o sal, volte a processar. Adicione a restante manteiga e processe novamente. Por fim, com o processador em andamento, junte o vinagre e a ĂĄgua. Retire a massa para a bancada e forme uma bola. Forme um disco, envolva em pelĂ­cula aderente e leve ao frigorifico por 15 a 20 minutos.

Unte uma forma de 20 cm com aro amovĂ­vel com manteiga. Forre o fundo com papel vegetal. Reserve. Retire a massa do frio e abra em forma de um circulo com ajuda de um rolo. Com ajuda do rolo, transporte a massa para a forma e forre-a. Pique o fundo com um garfo e reserve no frigorifico enquanto prepara o recheio.

Preparação do recheio

Aqueça o leite. Assim que começar a ferver, retire do lume.

Numa taça, misture os ovos com o açĂșcar e o açĂșcar baunilhado. Junte o amido de milho, o aroma de baunilha (ou pasta) e por fim as natas. Misture.

Verta o leite quente, pouco a pouco, sem parar de mexer com uma vara de arames. Volte a  colocar tudo na panela e leve ao lume  atĂ© engrossar, mexendo sempre vigorosamente com uma vara de arames.

Verta para um recipiente, tape com pelĂ­cula aderente (a pelĂ­cula devera estar em contacto com o creme para evitar que se forme uma crosta) e deixe arrefecer.

Retire a forma do frigorifico e coloque  o creme. Alise com ajuda de uma espĂĄtula. Leve ao forno prĂ©-aquecido a 180ÂșC durante aproximadamente 1 hora ou atĂ© ficar dourada. Deixe arrefecer completamente e coloque no frigorifico durante umas horas ou de um dia para o outro (eu deixei de um dia para o outro).

Sirva e delicie-se!



1 comentĂĄrio:

Bolo de Maça, Canela e Nozes

 Das frutas outonais a maçã Ă© com certeza aquela que mais se destaca, talvez por agradar, em termos de sabor, Ă  maioria das pessoas e tambĂ©m...