domingo, 16 de janeiro de 2022

𝑩𝒐𝒍𝒐 𝒎á𝒓𝒎𝒐𝒓𝒆

Acordar a um domingo de manhã em janeiro, abrir a janela e sentir o frio que vem lá de fora e saber que se tem um dia inteirinho pela frente sem nada para fazer é maravilhoso! Advinha-se um dia de preguiça, sofá e uma mantinha.

As temperaturas baixas que se fazem sentir convidam a ligar o forno, a preparar um bolo daqueles que deixam a casa toda perfumada.

Enquanto se toma o pequeno almoço, coloca-se uma música de fundo, ouve-se as notícias de última hora ou damos uma olhadela nas redes sociais.

Pesquisamos uma receita que seja simples, que conforte o coração, que possamos trazer para a mesa na hora do lanche e que acompanhe uma chávena de chá.

Uma receita doce que possa ser degustada com um sorriso no rosto. Terá de ser um bolo, né?!

O sol meio envergonhado espreita lá fora, por entre cada nuvem, a querer trazer alguma luz e conforto ao dia.

Acaba por sair definitivamente. Afinal é inverno, ainda falta algum tempo para a estação quente que o melhor é aproveitar o dia inteiro que se tem pela frente. A receita já está escolhida e pronta. A casa ficou bem perfumada, só falta mesmo a chávena de chá.

É um bolo que não desilude, apesar de ser simples, apresenta uma textura fofinha e é perfeito para quem, como eu, adora o sabor a chocolate.

É uma receita a repetir e ligar o forno muitas vezes.

 Aceitam uma fatia!?

 Ingredientes:

3 ovos L

300 gr de açúcar 

240 ml de leite

240 ml de óleo 

360 gr de farinha de trigo

1 c cha de aroma de baunilha 

1 c sopa de fermento em pó

2 c sopa de cacau em pó

2 c sopa de água quente 

Ganache:

100 gr de chocolate 70% cacau

100 ml de natas

Preparação:

Comece por ligar o forno nos 180ºC. Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha ou com spray desmoldante.

Peneire para uma taça a farinha juntamente com o fermento e o sal. Reserve.

Bata os ovos juntamente com o açúcar e a baunilha, até obter um creme fofo e esbranquiçado. 

Adicione o óleo e o leite e bata em velocidade baixa mais um pouco até a massa ficar homogénea.

Adicione aos poucos a mistura de farinha e envolva com uma espátula sem bater.

Retire cerca de 1/2 da massa para outra taça, e adicione-lhe o cacau e a água quente. Misture até dissolver completamente.

Verta cerca de metade da massa de baunilha na forma. Adicione metade da massa à qual adicionou o cacau e repita o processo.

Utilize um palito grande ou uma faca, e misture ligeiramente as massas na forma, formando um remoinho (para criar o marmoreado).

Leve ao forno por 40 a 50 minutos. Faça o teste do palito antes de retirar do forno.

Prepare a ganache. Coloque as natas num recipiente de vidro e aqueça bem no microondas. Verta as natas por cima de chocolate bem picadinho e deixe repousar 2 a 3 minutos. Mexa com uma espátula até obter uma ganache lisa e brilhante.

Retire o bolo do forno e deixe arrefecer na forma por 10 minutos. Desenforme e, quando estiver morno, regue-o com a cobertura de chocolate.

Bom apetite!


1 comentário:

  1. Olá. Vou hoje fazer a sua receita. Ao ler toda a explicação, não vejo nos ingredientes a quantidade de sal. Pode ajudar -me?

    ResponderEliminar

Bolo de Maça, Canela e Nozes

 Das frutas outonais a maçã é com certeza aquela que mais se destaca, talvez por agradar, em termos de sabor, à maioria das pessoas e também...