domingo, 23 de janeiro de 2022

饾懇饾拹饾拲饾拹 饾拝饾拞 饾拕么饾拕饾拹 饾拞饾挃饾拺饾拞饾拕饾拪饾拏饾拲


Fim-de-semana 茅 sin贸nimo de familia junto 谩 mesa desde que me lembro. De estarmos todos envolvidos em conjunto a fazer o almo莽o especial, de escolhermos o que preparar e o que cada um vai fazer.  Tempo de qualidade juntos, a cozinhar, saborear, em redor da mesa. A cozinha que une gera莽玫es e que 茅 o cora莽茫o da casa.

Desde pequena que me lembro de ver a minha m茫e , tias e av贸 a cozinhar. A minha av贸 a acender a lareira e o forno a lenha, a minha m茫e e tias a preparar os tabuleiros de carne e arroz t铆picos da minha regi茫o. E os bolinhos ficavam sempre para o fim, mas nunca ficavam esquecidos. Damos valor ao que vem da terra, aos legumes, 脿 fruta e a carne. A partilha entre fam铆lia e vizinhos. E eu sempre presenciei isso em casa.

Lembro-me de querer apreender a cozinhar, pegar na colher de pau e ajudar a minha m茫e ou av贸 na tarefa dos bolos. Era muito curiosa e adorava ajudar. De colocar a m茫o na massa  e a raspar a ta莽a!

Lembro-me do primeiro bolo que fiz sozinha… n茫o ficou nada de jeito e ainda por cima ficou enqueijado. Fiquei triste e desiludida, mas n茫o desisti, arregacei as mangas e continuei a tentar at茅 conseguir chegar a forma perfeita que um bolo deve ficar depois de cozido.


Senti-me t茫o feliz e orgulhosa, por ter conseguido apreender de forma t茫o simples, humilde e generosa o bolinho de familia.

Hoje partilho um bolinho que cresceu comigo e faz parte do caderno de receitas da familia (j谩 ligeiramente alterado por mim). Um bolo de coco bem fofinho e delicioso!

Este 茅 para mim o melhor bolo do mundo! O bolo que me faz lembrar a minha inf芒ncia!

Ingredientes

4 ovos L

240 gr de a莽煤car 

1 c cha de aroma de baunilha

120 ml de 贸leo 

240 ml de leite

200 ml de leite de c么co

300 gr de farinha de trigo s/fermento T55

50 gr de farinha maizena 

145 gr de c么co ralado

1 c sopa de fermento em p贸

Cobertura de c么co

2 ovos

60 gr de a莽煤car

20 gr de manteiga derretida

100 gr de coco ralado

Prepara莽茫o

Comece por preparar a cobertura. Numa ta莽a misture os ovos com o a莽煤car, a manteiga derretida e o c么co ralado. Reserve.

Ligue o forno nos 180潞C. Unte uma forma com manteiga e polvilhe-a com farinha ou com spray desmoldante.

Peneire para uma ta莽a a farinha juntamente com a farinha maizena e o fermento. Reserve.

Bata os ovos juntamente com o a莽煤car e a baunilha, at茅 obter um creme fofo e esbranqui莽ado.

Adicione o 贸leo e o leite de coco e bata em velocidade baixa mais um pouco at茅 a massa ficar homog茅nea.

Adicione o coco ralado e misture. Junte aos poucos a mistura de farinha, alternando com o leite e envolva com uma esp谩tula sem bater.

Verta a massa na forma reservada e coloque por cima a cobertura de coco.

Leve ao forno por 40 a 50 minutos. Fa莽a o teste do palito antes de retirar do forno.

Retire o bolo do forno e deixe arrefecer por 10 minutos. Desenforme e, quando estiver frio, polvilhe com a莽煤car em p贸.

Bom apetite!

3 coment谩rios:

Bolo de Ma莽a, Canela e Nozes

 Das frutas outonais a ma莽茫 茅 com certeza aquela que mais se destaca, talvez por agradar, em termos de sabor, 脿 maioria das pessoas e tamb茅m...