sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

đ‘©đ’đ’đ’ 𝒓𝒆𝒊

Chegou o natal. É tempo de celebrar. É tempo de receber a familia e amigos mais próximos.

É tempo de nos juntarmos, à volta da mesa, e conversar, rir e desfrutar. É tempo de partilhar. De oferecer lembranças, de distribuir amor e carinho.

É tempo de pensarmos nos outros e de valorizamos cada momento. É tempo de pensarmos em todos os que nos acompanham em todas as ocasiĂ”es. De agradecer o amor dos outros, a empatia, a compaixĂŁo. Agradecer a vida!

E para celebrar, trago o rei de todas as festas ou quase todas. Bolo rei! Fofinho, cheio de aroma e com um sabor delicioso! Ficou aprovadissimo pela familia e é excelente para este dia de celebração. Experimentem e deliciem-se!

A todos aqueles que por aqui passam, comentam e seguem o aromas na cozinha, o meu muito obrigada por todo o carinho que me tĂȘm dado.  Um Feliz e doce natal!

Ingredientes:

550 gr de farinha de trigo T65

1 c sopa de canela em pĂł 

10 gr de fermento padeiro seco 

125 ml de leite morno 

120 gr de açĂșcar 

3 ovos mĂ©dios 

25 ml de vinho do Porto 

25 ml de aguardente 

Raspa de 1 limĂŁo 

Raspa de 1 laranja 

1 pitada de sal 

150 gr de frutos secos

150 gr de fruta cristalizada 

50 gr de passas e sultanas (mais 50 ml de vinho do Porto)

Ingredientes para cobertura:

1 ovo para pincelar 

Fruta cristalizada q.b

Frutos secos q.b

Geleia de marmelo q.b

AçĂșcar em pĂł q.b

Preparação:

Coloque as passas e sultanas numa taça e cubra com vinho do Porto, deixando macerar durante alguns minutos.

Numa taça dissolva o fermento de padeiro no leite morno e junte 150 gr de farinha. Misture bem, tape com pelĂ­cula aderente  e deixe levedar num local morno por 20 minutos.

Noutra taça misture a restante farinha com a canela e o sal. Reserve.

Na taça da batedeira bata a manteiga com o açĂșcar durante alguns minutos. Adicione os trĂȘs ovos, um de cada vez e continue a bater apĂłs cada adição.

Adicione as raspas de limão e laranja e a mistura de fermento, entretanto jå levedada. Junte também a farinha e amasse bem à mão ou com o gancho da batedeira, durante alguns minutos e até a mistura ficar elåstica e macia.

Pique os frutos secos (reserve alguns para decorar) e junte-os à massa. Junte também as frutas cristalizadas como as passas e sultanas macerada e escorridas e amasse mais um pouco para envolver. Forme uma bola, polvilhe com farinha, tape com um pano ou película aderente e deixe levedar durante 2 horas ou até que a massa dobre de volume.

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, forme novamente uma bola e transfira-a para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal. Faça um buraco no centro e com as mãos vå alargando a massa formando uma rosca.

Tape com um pano e deixe levedar novamente por 1 hora.

PrĂ©-aqueça o forno a 180ÂșC. Bata o ovo e pincele o bolo. Enfeite o bolo com frutas cristalizadas e os frutos secos reservados. Coloque tambĂ©m o açĂșcar em pĂł e algumas amĂȘndoas lĂąmina das. Leve o bolo rei ao forno durante 30 a 35 minutos. Retire do forno, deixe arrefecer em cima de uma grelha e sirva.

Bom apetite!

Sem comentĂĄrios:

Enviar um comentĂĄrio

Bolo de Maça, Canela e Nozes

 Das frutas outonais a maçã Ă© com certeza aquela que mais se destaca, talvez por agradar, em termos de sabor, Ă  maioria das pessoas e tambĂ©m...