domingo, 17 de outubro de 2021

𝑪𝒓𝒐𝒊𝒔𝒔𝒂𝒏𝒕𝒔 𝒔𝒊𝒎𝒑𝒍𝒆𝒔

Fazer croissants não é tarefa fácil, mas não é impossível. 

E não ha nada mais maravilhoso do que termos os nossos próprios croissants, acabadinhos de sair do forno.

Estes que vos trago hoje, são simples mas bem deliciosos!

Quem consegue resistir a um croissant, fofo e ainda quente?

Aqui em casa ninguém consegue resistir a esta maravilha, sejam simples ou com alguma coisa no seu interior acompanhar.

São uma ótima opção de pequeno almoço ou lanche, e acompanhados com um leite ou cha quente…são mesmo uma tentação.

Experimentem, os miúdos vão adorar e os adultos também!

Para preparar esta receita vão precisar:

 Ingredientes:

• 160 gr de leite morno

• 25 gr de fermento fresco

• 70 gr de açúcar 

• 100 gr de manteiga amolecida

• 3 ovos

• 1 c cha de extrato de baunilha

• 600 gr de farinha de trigo t65

• 1 pitada de sal

•70 gr de manteiga a temperatura ambiente para pincelar

• 1 gema para pincelar

Preparação:

Comece por dissolver o fermento fresco em 80 gr de leite morno e 1 colher de sopa de açúcar. Reserve por 10 minutos. Coloque na taça da batedeira os ovos ligeiramente batidos, o açúcar, a baunilha, a manteiga amolecida e a mistura de fermento. Misture um pouco utilizando o acessório o gancho. Adicione a farinha e o sal, e deixar bater ate se obter uma massa lisa, elástica e que descole ligeiramente da taça. Retire a massa da taça, amasse ligeiramente e forme uma bola. Coloque novamente a massa na taça, tape com um pano ou película aderente e deixe descansar ate dobrar de volume (1h30 a 2 horas, vai depender da temperatura ambiente).

Transfira a massa para a bancada de trabalho, amasse ligeiramente para lhe retirar o ar e divida em 8 porções com o mesmo peso (138gr cada no meu caso). Tape com película aderente para que a massa não resseque. Com um rolo, estenda cada porção de massa em circulo. Pincele o disco de massa com um pouco de manteiga  e repita o processo, acamando os discos de massa uns em cima dos outros. Não pincele a ultima camada.

Estenda agora este amontoado de camadas de massa ate obter um circulo com cerca de 1 cm de espessura. Ajudando-se com uma faca ou um cortador de piza, divida o circulo de massa em 8 ou 12 partes iguais. 

Faça um pequeno corte na base de cada triângulo para ajudar a formar “os bicos” dos croissants. Enrole cada triângulo, esticando as pontas, dando forma aos croissants.

Distribua os croissants por dois tabuleiros forrados com papel vegetal, deixando espaço entre eles. Cubra com um pano e deixe descansar até os croissants dobrarem de volume.

Preaqueça o forno nos 180ºC por 15 minutos. Bata a gema e pincele os croissants com cuidado. Leve os croissants ao forno e deixe cozinhar por 20 minutos, ou até que tenham um tom dourado.

Depois é só deixar arrefecer totalmente numa grelha (se conseguir) e desfrutar destes deliciosos croissants!

Bom apetite!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bolo de Maça, Canela e Nozes

 Das frutas outonais a maçã é com certeza aquela que mais se destaca, talvez por agradar, em termos de sabor, à maioria das pessoas e também...