Adoro as cores de outono e tudo aquilo que vem com ele. São dias frescos com sol envergonhado. Os fornos são ligados com mais frequência e hÔ bolos ou muffins perfumados nas cozinhas; compotas em frascos bonitos; bolachas estaladiças e claro tarte de maça.
Quem não gosta de tarte de maça!??
Uma massa estaladiƧa, com um recheio cremoso que lhe dƔ um doce de forma subtil e bem delicioso.
A receita Ʃ muito fƔcil, porƩm pode ser ligeiramente demorada: fazer a massa, deixar refrescar, fazer o recheio, cozer durante algum tempo, e depois deixar arrefecer alguns minutos antes de comer. Mas vale bastante a pena, acreditem!
Vamos então ver o que é preciso para preparar esta deliciosa tarte de maça.
Ingredientes da massa:
400 gr de farinha de trigo s/fermento t55
2 c sopa de açúcar branco
1 c cha de sal fino
260 gr de manteiga bem fria cortada em cubos s/sal
4 a 5 c sopa de Ɣgua bem gelada (aproximadamente 80 ml)
2 c sopa de vinagre de maçã (aproximadamente 30 ml)
Recheio:
6 maƧas
140 gr de açúcar mascavado
2 c sopa de sumo de limão
2 c sopa de canela
1/4 c cha de gengibre em pó
1/4 c cha de noz moscada
1/4 c cha de sal fino
30 gr de farinha maizena
1 ovo + 1 c sopa de leite para pincelar
Preparação da massa e recheio:
Coloque a farinha e metade da manteiga num processador de alimentos. Processe por uns segundos. Junte o açúcar e o sal, volte a processar. Adicione a restante manteiga e processe novamente. Por fim, com o processador em andamento, junte a agua e o vinagre, uma colher de cada vez. Pode nĆ£o ser necessĆ”rio juntar a Ć”gua toda, vai depender da qualidade de absorção da farinha. Retire a massa para a bancada e forme uma bola. Corte a massa em duas a partes, deixando uma maior. Forme dois discos, envolva separadamente em pelĆcula aderente e leve ao frigorĆfico por 1 hora.
Descasque as maças e corte-as em quartos, retirando-lhes o caroço. Cortes-as em fatias não muito grossas. Regue com o sumo de limão. Reserve. Misture numa taça o açúcar, a canela, noz moscada, gengibre, sal e maizena e misture. Junte as maças e envolva bem. Reserve por 20 minutos.
Passado esse tempo, envolva novamente e deixe repousar por mais 10 minutos. Coe a maƧa e deixe escorrer. Leve o lĆquido escorrido ao lume para engrossar. Retire para uma taƧa e deixe arrefecer enquanto forra a tarteira.
Retire a massa do frio e abra a parte maior com ajuda de um rolo. Com ajuda do rolo, transporte a massa para a forma (usei de 26 cm) e forre-a deixando-o um rebordo grande. Leve a tarteira ao frigorifico por 15 minutos. Entretanto, estique a parte mais pequena da massa com o rolo e corte-a em tiras. Reserve-as no frio.
Misture a calda reservada com a maça. Coloque a maça na tarteira, distribuindo-a bem. Coloque as tiras de massa por cima do recheio de maça de forma que fiquem entrelaçadas. Retire o excesso. Ligue o forno nos 190º C e leve a tarte ao frio por 15 minutos.
Pincele a superfĆcie com ovo batido com leite e polvilhe açúcar. Leve assar ao forno por 60 minutos aproximadamente. Retire e deixe arrefecer uns minutos antes de a partir.
Bom apetite!
Sem comentƔrios:
Enviar um comentƔrio